5 dicas para fazer um intercâmbio inesquecível

Você já está com o destino escolhido, malas prontas e cheio de dúvidas e incertezas, mas com a felicidade de  passar um tempo fora do Brasil aprendendo coisas novas. Prepare­se, pois nós vamos trazer dicas para conhecer  a fundo o país para onde você está indo.

Atenção: talvez seja preciso esquecer algumas coisas que sua mãe te ensinou.

1­) Fale com estranhos!

Quando você chegar no país que escolheu para o seu intercâmbio, converse muito na língua deles. Fale com  estranhos em todos os lugares possíveis: cafés, livrarias, museus, restaurantes, fila do supermercado, ponto de  ônibus, etc. Não tenha vergonha, pois quanto mais falar, mais fluência vai ter no idioma.

2)­ Fuja dos brasileiros

133066_ext_arquivo-640x330

Claro que há muito mais segurança quando você se vê rodeado por brasileiros, mas isso pode ser um problema.  Lembre­-se que se fizer isso, vai continuar falando português, o que vai atrapalhar no seu aprendizado da língua  estrangeira. Se você fizer um intercâmbio nos Estados Unidos, procure cidades com poucos habitantes  brasileiros. Vá atrás de amigos nativos e aprenda o idioma junto com suas gírias e modo de falar.

3)­ Sua nova família é sua amiga

EO_Trajes_Tipicos_Pedro_Nakano-5

Muita gente pode vir a ter problemas com o modo de agir e a nova rotina com a família que vai hospedar o  intercambista. Porém, vale lembrar que quanto mais amizade você fizer com eles, mais você vai aprender sobre a  cultura, sobre os costumes, o país e o idioma. Lembre­-se que os novos “pais” são ótimos em corrigir os pequenos  erros de conversação que você possa cometer. A dica é estar sempre aberto a novas informações e culturas, pois  a maneira que as pessoas em outros países tratam seus filhos e amigos pode ser bem diferente da que estamos  acostumados aqui no Brasil. Seja tolerante e aprenda com essa nova realidade.

4­) Passeie sem destino

18056765889_4f908e2031_z

Sair pela cidade, sem rumo, é ótimo para conhecer novos lugares e se forçar a conversar com outras pessoas. Vá  a festas, conheça os pontos turísticos e os lugares que os nativos frequentam, participe de eventos tradicionais da  cidade. Alugue um carro e pegue a estrada — se você fizer um intercâmbio na Austrália , vá conhecer os cangurus! Todo o conhecimento adquirido vai ajudar muito quando voltar para o Brasil.

5)­ Prove comidas típicas 

Restaurantes-na-Russia-Pratos-tipicos-georgianos-em-Sao-Petersburgo

Perca o nojo e o medo de provar coisas novas — acredite que muita coisa que você ainda não provou pode ser  deliciosa! Experimente pratos tradicionais e típicos do país onde está hospedado. Você vai aprender a saborear  novos temperos e sabores, além de enriquecer ainda mais sua experiência do intercâmbio.

E aí, já passou a insegurança? Está pronto para aproveitar ao máximo sua estadia fora do país? E você, que já foi  intercambista, tem alguma dica imperdível para quem vai se aventurar? Utilize os comentários para compartilhar informações!