A diferença entre ouro branco e platina

A primeira diferença entre ouro branco e platina é a mais básica e é a base de todas as outras diferenças. O ouro branco e a platina são metais diferentes. O ouro branco começa como ouro. O ouro é amarelo. A platina é em si um metal branco. Ouro branco e platina têm suas próprias propriedades que os tornam únicos.

Como é feito o ouro branco?

O ouro branco é uma liga de ouro e alguns metais brancos, como prata, níquel ou paládio. A cor branca é conseguida por uma escolha cuidadosa dos metais de liga, que branqueiam o amarelo profundo do ouro puro. A quantidade de liga misturada com ouro é chamada de quilate. A chave para entender o quilate de ouro é o valor de quilates acima de 24. Um exemplo é uma aliança de casamento de ouro de 14 quilates. É 14/24, o que equivale a 58,3% de ouro e 41,7% de liga. A cor branca é obtida por uma escolha cuidadosa dos metais de liga, que branqueiam o amarelo de ouro puro.

Como é feita a platina?

A platina é um metal naturalmente branco. Ele não precisa ser ligado para a cor. A platina da jóia é tipicamente uma liga que contém 90% a 95% de platina e a liga de equilíbrio. Irídio ou rutênio é freqüentemente usado como uma liga endurecida. A platina é geralmente marcada com .900 ou .950 para marcar sua fineza. Alguns fabricantes afirmam que liga eles estão usando como 90% Platinum 10% Iridium. Outro comum

Como ouro branco e platina começam é uma das principais diferenças. O ouro branco, mesmo na melhor mistura, tem um toque amarelo. A platina é um cinza branco e manterá sua cor verdadeira. Um grande problema para o ouro branco são as pobres misturas. Alguns fabricantes de ouro branco parecem amarelos claros e nunca alcançam a aparência branca. Não parece um grande problema, porque se você não gosta do aspecto amarelo claro, de uma manufatura específica, então não o compre. Novos anéis de ouro branco são geralmente revestidos com um acabamento protetor rígido de ródio, um metal prateado como platina. O banho de ródio é usado para fazer o ouro branco parecer mais branco. O Rhodium é muito branco e muito duro, mas acaba por desaparecer. Quando o ródio desgasta a qualidade do ouro branco é visto pela primeira vez.

Sim, você pode recobrir ou chapear o ouro branco com ródio toda vez que parecer amarelado, mas é isso que você quer? Se você quer um anel branco puro, então a platina manterá sua brancura. Se o olhar amarelo claro não incomodar você, ou fica melhor para você, então o ouro branco é uma ótima opção.

A liga também afeta o segundo problema. O ouro puro e a platina pura são metais macios. Na verdade, ambos os 24 quilates de ouro e 0,999 de platina podem ser arranhados e amassados ​​com uma unha. Ouro ou platina em seu estado puro vai realizar um brilho por muito tempo. Todas as jóias de ouro branco e a maioria das jóias de platina são ligadas. A liga também é um processo de endurecimento para ambos os metais. Os endurecedores usados ​​em platina são 10% ou 5% da mistura. 14 quilates de ouro branco tem 42% e 18 quilates tem 25% de liga usada para branquear e endurecer. Quanto mais liga faz ouro branco um metal mais duro, em seguida, liga de platina.

A questão da dureza é importante quando se considera o brilho do acabamento. Quanto mais duro o metal, mais brilho o acabamento irá mostrar e manter. O ouro branco é mais duro que a platina, portanto, mantém o seu brilho por mais tempo. Platina não se desgasta. Como todos os metais preciosos, arranhões de platina. No entanto, o arranhão em uma peça de platina é apenas um deslocamento do metal e nenhum de seu volume é perdido. Platinum atinge um acabamento acetinado e mantém a vida toda.

Outra pequena diferença é o peso. A platina é mais pesada (gravidade específica: 21,4) do que o ouro (gravidade específica: 19,3). Quando você liga ouro branco, a diferença é ainda maior. A diferença em um pequeno anel é pequena, mas em um pedaço grande, é muito perceptível. Ambos os metais são o preço por grama, o que aumenta o preço da platina.

O preço é uma grande diferença entre platina e ouro branco. Platina custa 2,5 a 5 vezes mais do que o ouro branco. Por quê? A platina tem uma porcentagem maior de metais nobres em joias. A platina é mais difícil de trabalhar do que o ouro branco. A temperatura de fusão mais alta dificulta o lançamento. As soldas de platina também fluem em temperaturas mais altas. Esses e outros motivos tornam a platina mais cara para se trabalhar do que o ouro branco. Assim, o custo de mão de obra de jóias de platina é mais também.

Quer ver algumas jóias e semi joias de qualidade? Você pode conferir o site da Metal Elo, a maior pioneira no mercado de semi joias no atacado.

A diferença entre ouro branco e platina
Avalie Este Artigo