Como reformar um apartamento pequeno gastando pouco?

As cidades crescem cada vez mais e para comportar tantas pessoas, os apartamentos estão ficando cada vez menores. Porém isso não significa que você terá que abrir mão da beleza e do conforto.

 

Deixar o seu apartamento do jeito que você quer pode ser mais barato do que você imagina, e você pode contratar uma empresa de reforma ou fazer você mesmo.

1.Tudo precisa ser funcional

É preciso repensar o espaço do apartamento. Entender como é ou como será o seu estilo de vida, se você é uma pessoa que costuma passar muito tempo fora ou se precisa de um home office, tudo isso interfere nos tipos de móveis e objetos do apartamento.

 

Porém você deve sempre pensar que é importante ter uma casa, onde podemos dar às boas-vindas aos amigos, mesmo que ela seja pequena.

Utilizar móveis que possuem várias funcionalidades como um sofá-cama ou uma cama com baú, pode facilitar o seu dia-a-dia.

2. Tenha um bom lugar para guardar objetos

Armários multifuncionais, baús, cestos, é comum ter um local para guardar seus objetos. Porém é preciso que eles não ocupem tanto espaço quanto o próprio material.

Para roupas sujas, procure utilizar cestos para guardar a roupa e deixá-lo ao lado da máquina.

Alimentos que ficam soltos, como pacotes de bolachas que foram abertos, potes com bolos, devem ser organizados na geladeira ou em um local visível do armário. Isso evita que você esqueça de consumí-lo e ele acabe estragando.

3. Escolha um piso fácil de limpar

Os pisos de porcelanato costumam ser mais fáceis de limpar, pois ele não absorve água, possui baixa  porosidade que evita o acúmulo de impurezas, além de ser altamente resistente.

 

Porém se você optar por uma cor mais clara, saiba que terá que limpar diariamente o piso, já que a sujeira trazida pelos sapatos pode ficar evidente.

4. Deixe sua cozinha organizada

A cozinha muitas vezes recebe muitos móveis, são armários, fruteiras, geladeira, microondas, fogão, etc. Para um apartamento pequeno, o mais indicado é a utilização de uma “cozinha americana”, onde não há divisão entre a cozinha e a sala.

 

A cozinha americana além de deixar o apartamento com um visual mais elegante, possibilita que você ganhe mais espaço.

Você deve priorizar por guardar os objetos em locais específicos como gavetas e armários. Conchas,espátulas e outros objetos que você utiliza diariamente na cozinha, podem ficar em cima do balcão, o que facilita o manuseio.

5.Deixe o apartamento com a sua cara


Com certeza o mais gratificante após uma reforma, é ver que todo o apartamento está do jeito que você sempre quis. Com aquele toque especial e que remete aos seus gostos e vivências.

Se você é uma pessoa que gosta de viajar, pode utilizar um quadro marcando os locais que você visitou e também colocar uma foto como recordação de cada lugar.

Utilize as cores que mais lhe agradam

A cor das paredes talvez seja a parte mais simples durante a decoração, mas que pode causar grande impacto nos moradores.

Cores muito claras como branco e nude, favorecem a iluminação porém costumam sujar rapidamente. Já às cores escuras podem até esconder a sujeira, mas irão exigir mais pontos de iluminação no apartamento.

Se você trabalha no sistema home office, opte por cores que favoreçam a criatividade mas que não provoquem muita agitação. O laranja por exemplo, embora estimule o lado criativo, pode deixá-lo(a) mais agitado em momentos inoportunos.

Quer conhecer outras dicas para decorar seu apartamento? Então confira nosso post com “9 Dicas infalíveis para decoração

Como reformar um apartamento pequeno gastando pouco?
Avalie Este Artigo