Eu acredito que Serviço Social pode mudar o mundo! E você?

“Querer mudar o mundo” essa é a maior justificativa de um aluno de Serviço Social quando indagado do porque escolheu esta profissão. E não é à toa. O Serviço Social é uma carreira que ampara e orienta os cidadãos mais fragilizados, em situações de desemprego, com dificuldades em relação à saúde, moradia, educação, alimentação, segurança, e várias outras necessidades. É o tão conhecido direitos humanos.

E é por ai que o assistente social caminha, dando direção para essas pessoas superarem essas mazelas sociais e serem reconhecidas como um cidadão, independente da sua classe, cor, ou orientação sexual. Todos defendidos por uma mesma constituição.

Sobre o curso

O curso de Serviço Social é oferecido em duas categorias: bacharelado e licenciatura; dura em média quatro anos e capacita os futuros profissionais no entendimento e analise da dinâmica social e as dificuldades individuais e comunitárias.

O conteúdo estudado dá base para que o aluno compreenda a atual realidade social por uma perspectiva histórica e crítica. A grade curricular inclui sociologia, filosofia, economia, teoria política e temas ligados à formação cultural da sociedade brasileira, discutindo políticas e movimentos sociais, socialização, trabalho, relações de gênero, raciais e étnicas.

Um dos pontos mais positivos do curso de Serviço Social é a proximidade do aluno com essa realidade. Desde o começo os estudantes realizam trabalhos de campo em diversos espaços sociais e institucionais, e o melhor, até mesmo dentro das comunidades. O estágio é obrigatório.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para um assistente social já formado tem crescido muito no Brasil. As vagas têm aumentado, pois parte dos serviços sociais e de saúde do governo são terceirizados por ONGs, o que faz crescer a procura deste profissional para coordenar e executar políticas nessas áreas.

Há vários lugares onde trabalhar como assistente social, como órgãos públicos das áreas da saúde, assistência social e previdência social. Esses são os que mais empregam hoje no país. Mas ainda, os profissionais podem fazer parte de equipes multidisciplinares e atuar em vários campos da iniciativa privada.

Eu acredito que Serviço Social pode mudar o mundo! E você?
Avalie Este Artigo