Dicas Para Economizar Água e Energia em Casas

Água, energia, internet, telefone… todos os meses nós temos diversas contas para pagar e, como sabemos, a situação financeira de grande parte da população brasileira não é das melhores.

Por isso, um dos caminhos é economizar. Mas como fazer isso? Leia este artigo até o final e descubra!

Até porque, além da economia doméstica, seguindo estas dicas você também estará ajudando o planeta a preservar seus recursos naturais!

Então, como economizar água e energia?

Quando não estiver usando, feche a torneira

Você costuma lavar/ensaboar a louça com a torneira aberta? Ou não a fecha enquanto está escovando os dentes ou fazendo a barba?

Se a sua resposta for sim para uma ou mais dessas perguntas, você precisa mudar esses hábitos para economizar. 

E claro, sempre feche bem as torneiras para evitar que elas fiquem pingando.

Tome banhos mais rápidos

Depois de um dia cansativo no trabalho, na faculdade, na escola… a tendência ao chegar em casa é tomar um banho mais demorado para relaxar, não é mesmo?

E fazer isso é bom, claro, mas acaba pesando na conta. Por isso você deve tomar banhos mais rápidos. 

Para exemplificar: banhos de 5 minutos chegam a gastar 45 litros de água, já banhos de 15 minutos chegam a gastar 135 litros, ou seja, uma quantidade bastante elevada. 

Portanto, busque tomar banhos de no máximo 5 minutos. E mais, enquanto estiver ensaboando o corpo, desligue o chuveiro.

Observe se há vazamentos e/ou torneiras pingando

Você tem algum cano com vazamentos ou alguma torneira que pinga o dia inteiro? Em caso positivo, busque resolver esses problemas, pois mesmo sendo “desperdícios pequenos”, no final do mês acabam influenciando no valor da conta.

Capte água da chuva

Na rotina da maioria das pessoas existem tarefas como lavar o carro, regar o jardim, limpar o quintal e a calçada.

Sendo assim, para economizar nesses afazeres capte a água da chuva, por exemplo, por meio de baldes e barris, e aproveite-a para realizar essas e outras tarefas.

Além disso, em relação a limpeza do quintal e da calçada uma outra dica: tenha o hábito de usar uma vassoura para limpar e não somente uma mangueira.

Até porque cerca de 280 litros de água são gastados em 15 minutos de mangueira ligada.

Atente-se a iluminação

Outra dica importante para economizar refere-se a iluminação da sua casa. Ou seja, sempre que sair de um cômodo, apague a luz, opte por lâmpadas de LED, busque pintar as paredes e o teto com cores claras, pois geram um efeito de mais luminosidade ao ambiente e abra as cortinas/janelas/persianas durante o dia.

Além disso, você pode contratar uma empresa que realiza o serviço de projeto luminotécnico, que, basicamente, avalia e adequa as questões de iluminação da sua residência da melhor maneira, de modo a torná-la mais eficiente e econômica.

Use máquinas e o ferro de passar de maneira inteligente

Lembre-se sempre de deixar o máximo de roupas para lavar na máquina, assim você aproveita a energia de uma vez só. O mesmo vale para secadoras, lava-louças e o ferro de passar.

Desligue aparelhos da tomada

Você costuma passar o dia fora de casa? Então não tem porque deixar diversos aparelhos ligados na tomada.

Por exemplo, você desliga a televisão no controle e vai trabalhar, até aí ok, certo? Porém, normalmente tem uma “luzinha” vermelha que fica acesa na TV, não é verdade? Isso gasta energia também! Aparelhos em stand-by consomem energia.

Portanto, aparelhos como televisão, computador, videogame, micro-ondas… sempre procure desligá-los na tomada.

E aí, vamos economizar?

Dicas Para Economizar Água e Energia em Casas
Avalie Este Artigo