Quanto tempo o leite materno pode ficar fora da geladeira? E dentro? E no Congelador? E tudo sobre coleta de leite materno.

Publicado em:

O leite materno pode ficar:

  • fora da geladeira por até 4 horas após a sua coleta (dependendo da temperatura ambiente);
  • dentro da geladeira por até 12 horas;
  • no congelador por até 15 dias (ou 10 dias se for para doação).

Mas, Atenção, estes prazos só valem se você extrair e armazenar o leite materno adequadamente para garantir que ele permaneça fresco e saudável para o bebê. E lembre-se de sempre verificar a qualidade do leite materno antes de oferecê-lo ao bebê.

Além de explicar em detalhes sobre cada modalidade de conservação, abordaremos neste artigo também sobre as características do leite materno, os recicipientes para conservação, a etiquetagem e a datação e como fazer a coleta adequada.

Tudo isso pesquisado e amparado pelas diretrizes do Ministério da Saúde. Vem com a gente!

Ah, e nós, do Decora Fino, somos especialistas em Geladeiras, convidamos você a conferir nosso artigo das Melhores Geladeiras da atualidade.

O que é Leite Materno?

O leite materno é o alimento natural mais completo para o bebê. Ele é produzido pelas glândulas mamárias da mãe durante a gestação e continua sendo produzido após o parto. O leite materno é rico em nutrientes e anticorpos que ajudam a proteger o bebê de infecções e doenças.

O leite materno é composto por água, carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. A composição do leite materno varia de acordo com a idade do bebê e as necessidades nutricionais dele. Por exemplo, o leite materno produzido nos primeiros dias após o parto, chamado de colostro, é mais concentrado em anticorpos e proteínas do que o leite produzido mais tarde.

Além de fornecer nutrientes essenciais, o leite materno também ajuda a fortalecer o vínculo entre mãe e bebê. O ato de amamentar é uma forma de carinho e afeto que ajuda a promover o desenvolvimento emocional e cognitivo do bebê.

É importante ressaltar que o leite materno é o alimento ideal para o bebê até os seis meses de idade. Depois desse período, outros alimentos podem ser introduzidos na dieta do bebê, mas o leite materno ainda deve ser oferecido até pelo menos os dois anos de idade, de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde. 

como dar leite materno bebe fora da geladeira

Conservação 

O leite materno ao ser extraído da mama, pode ser conservado em temperatura ambiente fora da geladeira por até 4 horas. Isso, se a temperatura ambiente não exceder os 25º Celsius, pois, quanto mais quente o clima, menos tempo o leite materno extraído se manterá em boas condições fora da geladeira. 

Você também pode colocar na geladeira, refrigerado em temperaturas de até 4 ºC. A conservação do leite materno na geladeira dura por 12 horas, esse é o prazo de validade recomendado pelo ministério da saúde.

Mais uma opção, é o congelamento em temperaturas abaixo de -18 ºC no freezer e nesse caso o prazo vai para até 15 dias e atenção para o leite congelado logo após a retirada. Se o leite retirado for para doação, o prazo de congelamento cai para 10 dias. 

Aqui estão algumas informações úteis sobre o tempo de conservação e qual a melhor forma de armazenar e manter a qualidade do leite materno.

O armazenamento adequado do leite materno é fundamental para garantir a qualidade e a segurança do leite para o bebê. Aqui estão algumas dicas importantes para o armazenamento do leite materno.

leite materno fora da geladeira pode dar pro bebe

Recipientes Recomendados

O leite materno deve ser armazenado em recipientes próprios para alimentos. Os melhores frascos são de vidro com tampa plástica de rosquear ou recipientes de plástico firmes, com tampas bem vedadas. Existem também sacos para leite, próprios para armazenamento. 

É importantíssimo que os recipientes sejam esterilizados antes do uso para maior higiene e segurança. Além disso, é recomendado que tenham a capacidade necessária para a quantidade de leite que será armazenada.

Etiquetagem e Datação

Para garantir a segurança do leite materno, é importante etiquetar cada recipiente com a data e a hora em que o leite foi coletado. Isso ajuda a garantir que o leite seja usado antes que expire. Se pretende colocar na geladeira ou no congelador, faça imediatamente após a coleta.

É importante ressaltar que o leite materno pode ficar fora da geladeira por até 4 horas após a coleta. Caso o leite seja descongelado, ele pode ficar fora da geladeira de 1 a 2 horas em temperatura ambiente ou morna. No entanto, se o leite materno ficar fora da geladeira por mais tempo do que o recomendado, é melhor descartá-lo para garantir a segurança do bebê.

Com essas dicas, você pode garantir que o leite materno seja armazenado adequadamente e com segurança para o seu bebê.

Como fazer a coleta do leite materno

Para fazer a coleta, prepare o frasco, esterilizado e pronto para coleta, com a tampa aberta virada de boca para cima. Retire anéis, pulseiras e relógios. Amarre o cabelo e se possível utilize máscara ou lenço limpo sobre a boca.Lave mãos e braços até os cotovelos com sabão e água limpa. Lave com água limpa as mamas e seque mãos e mamas com papel toalha ou pano limpo. Retire o leite do peito com as mãos, bomba manual ou elétrica.

Após terminar a coleta, feche bem o frasco, conserve-o em geladeira ou no congelador com as etiquetas de identificação contendo nome, hora e data. 

pode dar leite materno fora da geladeira

Para cada tipo de conservação, um prazo de validade. Orientação para conservar leite materno recém extraído.


Local de conservação
Temperatura ambiente 16 °C a 25 °CRefrigerador 4 °C ou mais frioCongelador ou Freezer -18 °C ou mais frioLeite materno descongelado no refrigerador
Tempo de conservação seguraAté 4 horasAté 12 horasAté 15 dias leite para o próprio bebê ou até 10 dias para leite doado Até 12 horas conservado na geladeira*Não volte a congelar
Tabela tempo de conservação do leite materno

O leite materno em temperatura Ambiente

O leite materno pode ficar fora da geladeira por até 4 horas após a sua coleta. Levando-se em consideração a temperatura ambiente, deixe-o sempre em local fresco, livre de sol direto

Mas, fique atenta, nos dias mais quentes, o tempo de conservação diminui, podendo durar até 2 horas fora da geladeira. Sempre verifique como está a qualidade do leite materno antes de dá-lo ao bebê. Caso não esteja consumível, a melhor opção é o descarte. 

O leite materno na Geladeira

Se quiser conservar o leite materno na geladeira, após o recipiente higienizado e feita a coleta segura, refrigere seu leite o mais rapidamente possível.

Dica da Especialista: Mantenha-o por até 12 horas, mais ao fundo da geladeira, nas prateleiras superiores, onde a temperatura é mais estável e fria. Não conserve o leite materno na porta da geladeira onde a temperatura varia muito. 

como armazenar leite materno dentro e fora da geladeira

O leite materno no Congelador 

Se o seu objetivo é congelar o leite extraído para usar dentro de 15 dias, é ideal armazenar em quantidade a serem consumidas em até 12 horas. Uma vez que ao descongelar e passado o tempo de 12 horas, deve-se descartar o leite.

Você também pode colocar o leite mais de uma vez no mesmo frasco, deixando pelo menos 3 dedos até a borda para o congelamento. Uma vez feita a segunda coleta, a validade fica a partir da primeira coleta.

Como descongelar e aquecer o leite materno?

Para descongelar o leite materno, o frasco deverá ser retirado do congelador ou freezer e colocado em banho maria já quente, fogo sempre desligado.

Agite lentamente o frasco para misturar os componentes, até que não reste nenhum gelo. O leite não deve ser fervido e nem aquecido em micro-ondas, pois esse tipo de aquecimento pode destruir os fatores de proteção.

Verifique a temperatura, pingando duas gotinhas no pulso, Deve ser ligeiramente maior que a temperatura corporal. O leite deve estar em torno de 40º. Quando descongelado, separe apenas a quantidade que será consumida pelo bebê. O restante fica na geladeira por até 12 horas. 

Após este período, o leite que estiver na geladeira deve ser descartado.

como congelar leite materno

Precauções e alertas

Ao descongelar ou aquecer o leite materno, é importante seguir algumas precauções para garantir a segurança do bebê:

  • Nunca descongele ou aqueça o leite materno no micro-ondas.
  • Não aqueça o leite materno em água fervente, pois isso pode danificar as células do leite.
  • Não reutilize o leite materno que sobrou em uma mamadeira. Descarte o leite materno que sobrou depois que o bebê terminar de beber.
  • Nunca adicione leite materno fresco ao leite materno que já foi aquecido.
  • Se o leite materno tiver um cheiro estranho ou parecer estranho, não ofereça ao bebê e entre em contato com um profissional de saúde.

Ao seguir essas precauções, você pode garantir que o leite materno oferecido ao seu bebê seja seguro e saudável.

Administração ao Bebê

Ao oferecer o leite materno armazenado ao bebê, é importante lembrar que ele deve ser aquecido antes de ser dado ao bebê. Siga as orientações de aquecimento em banho maria, verificando sempre a temperatura. 

O leite materno deve ser oferecido para o bebê em um copinho, xícara ou colher. O bebê deve estar apoiado e o mais sentado possível, com a cabeça firme e o pescoço alinhado ao corpo. 

A borda do recipiente deve ser encostada no lábio inferior da criança, deixando o leite tocar o lábio. O bebê colocará a língua para fora e fará movimentos de lambida, engolindo o leite. Não despeje o leite na boca da criança, para evitar que ele engasgue.

pode dar leite materno congelado bebe

O que devo evitar?

Ao utilizar o leite materno armazenado, é importante evitar misturar leite materno de diferentes datas ou descongelar e congelar novamente o leite materno. Isso pode alterar a qualidade e a segurança do leite e aumentar o risco de contaminação.

Não adicione nada ao leite materno.

Em resumo, o leite materno armazenado pode ser uma excelente opção para alimentar o bebê quando a mãe não está presente. No entanto, é importante seguir as orientações de armazenamento e administração corretas para garantir a qualidade e a segurança do leite e evitar problemas de saúde no bebê.

Como armazenar o leite materno corretamente? O passo-a-passo.

Para armazenar o leite materno corretamente, é importante seguir alguns passos simples:

  • Lave bem as mãos antes de começar a coletar o leite materno.
  • Use um recipiente limpo e esterilizado para coletar.
  • Identifique o recipiente com a data e a hora da coleta.
  • Armazene o leite materno na geladeira ou no freezer imediatamente após a coleta.
  • Se estiver usando um recipiente de vidro, deixe um espaço vazio na parte superior para permitir que o leite se expanda quando congelado.
  • Descongele o leite materno na geladeira ou em banho-maria, nunca no micro-ondas.
tempo leite materno ficar fora da geladeira

Esperamos ter ajudado com algumas dúvidas, esse artigo foi escrito com base em informações do site do Ministério da Saúde. Até a próxima! 

Foto do autor

AUTOR(A)

Aficionada por organização e praticidade. Gastrônoma encantada pela funcionalidade na cozinha.

Deixe um comentário